It's All About Dogs

Treino e Avaliação de Comportamento Canino

  • RSS
  • Delicious
  • Facebook
  • Twitter

“A maioria dos cães que se torna destrutivo quando estão sós, estão a roer por recreação. Muitos cães têm níveis pequenos mas discerníveis de depressão – desapontamento é uma boa palavra – quando deixados sós. Alguns cães, no entanto, desenvolvem uma desordem baseada na ansiedade, ansiedade por separação. Enquanto um cão aborrecido pode roer e brincar enquanto está só, um cão que está a ter um autêntico ataque de pânico podem magoar as patas e partir os dentes enquanto cavam e roem pontos estratégicos de saída como portas. ” – Jean Donaldson no seu livro Choque de Culturas

Ansiedade por separação é um problema grave experienciado pelos cães e pelos donos que o vivem. Um cão com ansiedade por separação é um cão constantemente em stress e ansiosoOs cães detectam os padrões no nosso comportamento que indiciam que vamos sair de casa e que eles vão ficar sós e a ansiedade escala até um ponto que eles se tornam incontroláveis

Cães que sofrem de ansiedade por separação não sabem estar sós, é um estado comum em cães que não foram habituados a estarem sós quando novos ou em cães de canil que foram previamente abandonados. Para evitar o problema devemos ensinar os cães desde cachorros que têm inevitavelmente que ficar sós, começando por curtos períodos de tempo e gradualmente aumentado.

 ALGUMAS DICAS

  •        Torne as suas chegadas e saídas de casa um evento aborrecido. Saia de casa sem fazer muitas festas ao cão. Não pegue nele ao colo, nem o abrace como se fosse embora para sempre. Os cães sentem-se ansiosos e estas suas acções apenas irão acentuar a sua ansiedade.
  •        Ao entrar em casa, se o seu cão estiver muito exaltado, estabeleça contacto visual mas continue a fazer os seus afazeres até que ele acalme. Pouse as compras, tire o casaco, ligue a TV o que for preciso, mas só dê atenção ou fale com o cão quando ele estiver mais calmo e menos ansioso.
  •        Mude as rotinas de preparação para sair. Se o seu hábito é pegar nas chaves do carro que estão na cómoda sempre antes de sair de casa. Mude as chaves de sítio, deixe-as no bolso para que não tenha que pegar nelas e fazer o típico barulho. Se o hábito dita vestir o casaco antes de sair, vista primeiro o casaco e pegue nas chaves depois, basicamente seja imprevisível e mude as suas rotinas repetidamente para que o cão não consiga antecipar o que estes sinais querem dizer.
  •        Perca algum tempo a retirar valor destes rituais. Quando tiver tempo e estiver em casa, vista o casaco de ir à rua, sente-se na sala e leia o jornal. Tire o casaco e volte a pendurá-lo. Outro dia, pegue nas chaves, coloque-as no bolso e vá fazer o jantar. No final volte a colocar as chaves no local. O intuito é que perante estes sinais óbvios o seu cão comece a relaxar.
  •        Saia de casa, sem o casaco, ou com algo diferente na mão, inesperadamente e volte a entrar de seguida.
  •        Medicamentos para os casos extremos podem ser úteis, fale com o veterinário para que este o aconselhe quanto aos mesmos. No entanto, esteja ciente que medicar com anseolíticos um cão e não proceder a um plano de modificação comportamental não irá resolver nada.
  • Nunca puna o seu cão quando chega a casa independentemente da destruição que encontra lembre-se que a destruição e danos são a expressão da ansiedade que ele sente, e punir não só não vai resolver o problema como aumentar os níveis de ansiedade que o seu cão sente.

Entre em contacto com a itsallaboutdogs@hotmail.com ou através do número 91 914 33 58 para que o possamos ajudar a determinar se o seu cão sofre de ansiedade por separação e a desenhar um protocolo de modificação comportamental que o possa ajudar no seu caso.

  • Pagina do Facebook da Escola Its All About Dogs
  • Forum da Escola Its All About Dogs
  • Blog Caosciencia
  • Canal Youtube da Escola Its All About Dogs