It's All About Dogs

Treino e Avaliação de Comportamento Canino

  • RSS
  • Delicious
  • Facebook
  • Twitter

Sociabilização de Cachorros

O que é a Sociabilização?

Sociabilização pode ser descrito como o processo pelo qual um animal aprende a   reconhecer e interagir com a sua própria espécie (outros cães) e outras espécies (humanos, pessoas, etc..), e se acostuma e dessensibiliza a factores ambientais. Isto inclui estímulos visuais, auditivos e tácteis tais como trovoadas, campainhas, aspiradores, ruas movimentadas, escadas, tipos de chão (azulejo versus alcatifa), para nomear alguns A sociabilização também ensina o cão a comunicar efectivamente, com a sua espécie (outros cães) e com os outros.

Porque é que preciso que o meu cão seja sociabilizado?

Sociabilização é essencial para garantir que os cães cresçam com um temperamento equilibrado. Ajuda-os a lidar com novas situações que se apresentam no futuro e ajuda-os com uma variedade de pessoas e experiências dentro do seu ambiente. Ajuda, portanto a prevenir o aparecimento de problemas tais como nervosismo, medo e agressão, ansiedade por separação, obsessões compulsões e outros distúrbios comportamentais graves. A sociabilização somente é das ferramentas ao nosso dispor mais úteis que nos permite ter um cão saudável social e temperamentalmente.

Como é que posso garantir que o meu cão seja suficientemente sociabilizado?

A sociabilização começa no criador, mas isso está fora das suas mãos seja apenas consciente e informe-se acerca do criador que escolhe e ao qual recorre.

Assim que tiver o cachorro em casa deverá implementar o seu próprio programa de sociabilização expondo o seu cão ao mais variado espectro de experiências e encontros feitos de forma controlada e positiva. Esta exposição deverá começar imediatamente e ser o mais diversa possível.

Deverá continuar idealmente durante a vida do cão mas intensificar-se durante a 8ª e a 14ª semana que é o período máximo de sociabilização, durante o qual um cachorro absorve as experiências, ao passo que após esse período um cão terá a tendência a reagir aos estímulos aos invés de apenas absorvê-los.

Durante a 8ª e a 14ª semana a maioria dos cachorros não deverá sair de casa porque ainda não completaram as vacinas e podem contrair doenças; mas isso não quer dizer que não pode sociabilizar o seu cachorro.

Seja criativo e traga o máximo de pessoas a casa para que o cachorro se sociabilize às mesmas, passeie com o seu cachorro ao colo (se conseguir andar com ele ao colo, senão leve-o a dar uma volta de carro!), e deixe que as pessoas façam festas ao seu cachorro – provavelmente terá que parar muitas vezes, porque ninguém resiste a um cachorro – sociabilize-o com outros cães em sua casa, desde que conheça os outros cães e estes estejam vacinados e sejam amigáveis, não existe perigo nenhum.

Uma outra forma excelente de sociabilizar o seu cachorro é levá-lo a aulas de sociabilização de cachorros, dadas por treinadores qualificados.

Estas aulas normalmente são dadas em ambientes controlados e seguros para o seu cachorro, onde este será exposto a outros cachorros, brincar com eles, com outras pessoas e novos ambientes. Estas aulas também ensinam o dono a lidar com o cachorro nas mais diversas situações, tais como o que fazer quando ele mordisca, o que fazer quando ele salta, como ensinar a fazer as necessidades no local correcto,e tc..

A escola It’s All About Dogs oferece aulas de socialização de cachorros em Santa Maria da Feira. Inscreva o seu cachorro nas nossas aulas, para preços e datas de curso de sociabilização de cachorros envie um mail para itsallaboutdogs@hotmail.com ou ligue para 91 914 33 58

Convidamos-o também a acompanhar-nos no Facebook e no Youtube.

  • Pagina do Facebook da Escola Its All About Dogs
  • Forum da Escola Its All About Dogs
  • Blog Caosciencia
  • Canal Youtube da Escola Its All About Dogs